top of page
Buscar
  • Foto do escritorShih Tzu Doglovers

Pecado Capital – Comer fezes! Tenho salvação?


Nas “andanças” pelos grupos e fóruns de discussões sobre Shih Tzus é normal encontrar a pergunta: “Como fazer meu Shih Tzu parar de comer cocô? ”.


Pois é, este “hábito nojento”, por incrível que pareça, é considerado “comum” nos cachorros e até mesmo em gatos.


COPROFAGIA é o nome desta disfunção. A palavra tem origem grega e significa:


- Krópos: Estrume, fezes

- Fagia: Ação de comer alguma coisa


Coprofagia não é apenas um hábito e não está ligado a características da raça, portanto, não faz parte das funções naturais de um Shih Tzu. Por trás de tudo podemos encontrar problemas de saúde (mental e/ou físico) que devem receber atenção e tratamento específico.


Nosso artigo quer mostrar que há algum motivo para seu amigo estar assim e que, principalmente, há soluções para melhorar a saúde dele. Não desanime ou deixe para lá. Ao ingerir fezes de animais contaminados, pode-se adquirir doenças como giardíase, verminoses etc.


Quais são as possíveis causas?


Fisiológicas (diz respeito à nutrição)


Do lado fisiológico, os motivos mais comuns dizem respeito à nutrição. Por exemplo, cães com dietas inadequadas podem recorrer à coprofagia como forma de buscar mais nutrientes. Da mesma maneira, cachorros com polifagia (apetite excessivo anormal) ou que estejam fazendo alguma dieta restritiva para perda de peso também podem apresentar o comportamento.


Em outros casos, pode ser sinal de um problema de má- absorção, como, por exemplo, insuficiência hepática ou doenças intestinais. Nessas situações, o pet pode precisar de nutrientes adicionais e busca suplementação por meio da coprofagia. Por isso, é sempre importante investigar!


Comportamentais


Já do ponto de vista comportamental, as causas são igualmente variadas. Uma das mais comuns é fazer isso para chamar a atenção. A atenção dada imediatamente após a ingestão das fezes, mesmo que negativa, pode estimular o comportamento.


Aliás, a “atenção negativa” pode estar por trás da coprofagia. Por exemplo, técnicas de reforço negativo, tais como esfregar o focinho do pet nas fezes e/ou dar broncas verbais, fazem com que ele associe a punição ao ato de defecar e não ir ao local. Assim, eles podem passar a ingerir as fezes a fim de escondê-las.


Outras possíveis causas


Sabemos que não é normal cachorro comer fezes, porém, existe uma causa bem chocante para essa atividade “peculiar”: alguns cães comem fezes porque gostam do cheiro, da textura e do sabor.


Como fazer meu Shih Tzu parar de comer fezes?


Identificar a causa é o primeiro passo para começar a tratar, isso não só porque o procedimento adequado está diretamente ligado a ela, mas também porque, como dito anteriormente, o hábito pode ser um sintoma de doenças mais graves, de modo que o tratamento é essencial para garantir a saúde do pet.


Como posso prevenir isso?


  • Ofereça somente rações balanceadas e de qualidade;

  • Para quem prefere a alimentação caseira, procure um nutricionista veterinário para que ele monte um cardápio de acordo com as necessidades específicas;

  • Se possível, recolha as fezes imediatamente após a defecação;

  • Não utilize o reforço negativo para ensinar ao pet onde fazer suas necessidades, em vez disso, recompense-o com petiscos, brinquedos e carinho sempre que ele as fizer no lugar certo;

  • Lembre-se que as broncas, muitas vezes, servem apenas como fonte de atenção para o cachorro e não como forma educativa;

  • Tente não recolher as fezes na frente dele. Em alguns casos, isso pode levá-lo a querer “remover” as próprias fezes na sua ausência.


Vamos lembrar mais uma vez que um veterinário de sua confiança deve ser consultado e, em hipótese alguma, use medicamentos sem prescrição. O mesmo vale para receitas consideradas naturais, pois o organismo de nossos amigos é bem diferente do nosso e não é tudo que podemos oferecer para eles.


Espero que estejam gostando das dicas! Deixa seu comentário!


Abraço a todos!


Everson Lima


(Texto produzido baseado no site da PETZ e outras fontes)


216 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page