top of page
Buscar
  • Foto do escritorShih Tzu Doglovers

Carnaval (Folia “Never Ends”) – “Dos Primórdios até hoje em dia”


O tempo da folia está chegando!!! O Carnaval para o brasileiro está como, ou se não mais, o Réveillon para o mundo.


Por que o Carnaval mexe tanto com nossos corações?


Para entendermos tudo isso é importante compreender um pouco das origens da festa. Duas perspectivas são encontradas quando pesquisamos sobre o Carnaval:


  1. A primeira é de origem na antiga Grécia, onde era uma festa dedicada ao deus Baco, o deus do vinho e da orgia.

  2. A segunda é a Festa da Carne de incorporação religiosa católica. A etimologia da palavra, que vem do latim carne vale, significa “adeus carne”. O Carnaval termina sempre na terça-feira e, por consequência antecede a quarta-feira de cinzas do calendário cristão (solar - por isso é sempre uma data móvel) período que marca o início da Quaresma (Tempo litúrgico onde a abstinência de carne é sugerida).


Talvez seja por isso que estamos tão dispostos ao Carnaval, pois o mesmo é uma mescla de profano e religioso ao mesmo tempo.


Bom, comparações e brincadeiras à parte, vamos ao que interessa. O que esta festa tem a ver com nossos amiguinhos?


Podemos afirmar que tem tudo a ver!!! Afinal, quem não gosta de cair na folia ou viajar neste período?


Há espaço para tudo e todos. É importante ter atenção para que a saúde e o bem-estar do seu Shih Tzu não sejam comprometidos. Aí vão alguns pontos que devem ser levados em consideração:


Hidratação

Os Shih Tzus são cães braquicefálicos (“sem focinho”) e, por consequência, desidratam mais fácil.

Levar água fresca é SEMPRE muito importante. Uma “aguinha” de coco natural ou suco de fruta como melancia e melão do tio da barraquinha são super bem-vindos também, mas sem adição de açúcar.


Cuidado com o sol

Novamente repito o que coloquei no post do verão (link), o protetor solar veterinário para cães com a pelagem baixa é de suma importância! Não é frescura, consulte um veterinário de sua confiança. Procure sempre lugares com bastante sombra para se abrigar.


Cuidado com o asfalto

Pode estar bastante quente e os coxins (as almofadinhas das patas) são bastante sensíveis e podem sofrer queimaduras graves. Procure caminhar com seu amiguinho em horários de sol bem baixo e utilize as luvas de coxins que são como protetores hidrantes para passar nas patas.


Ectoparasitas (pulgas e carrapatos)

Estar em dia com antipulgas e carrapatos é a melhor solução! A rua é um grande foco destes parasitas. Consulte um veterinário.






Limites


Outra observação muito importante é perceber se seu amiguinho está cansado querendo deitar ou incomodado, o mais recomendável neste caso é voltar para casa. A folia e diversão tem limite para todos.


Fantasias

O mundo fashion pet está sempre inovando. Há fantasias super legais, descontraídas e divertidas. Porém, atente-se, novamente, para o bem-estar. Muitos amam roupinhas outros não se sentem bem e reagem mal com o uso. A diversão só é completa quando todos estão contentes. Respeite a opinião do seu amiguinho! Procure optar por fantasias e/ou acessórios aos quais ele está acostumado ou se adapte melhor. (Foto: Pet In Photo)


Espero que as dicas possam ser úteis. Divirtam-se e caiam na folia! Porque todo mundo merece!


Bom Carnaval a todos!


Everson Lima


82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page